Essa é uma das perguntas que respondo com frequência. Às vezes respondo a essa pergunta, com outra indagação: O que o luthier NÃO FAZ?!
Sendo uma das profissões, que demandam um infinito número de habilidades e conhecimentos, fica difícil/impossível descrever de forma objetiva e direta o nosso dia a dia, sendo assim, costumo dizer que RESOLVO PROBLEMAS E REALIZO SONHOS (sempre com uma risadinha no canto da boca).
Ao longo de 10 anos de profissão, adquiri a habilidade de tentar adivinhar o anseio do cliente, no momento em que ele cruza a porta da minha oficina, penso: ?Hummmm, acho que chegou mais um headstock quebrado?, ou ?Xiiiiii, o primo dele tentou fazer a regulagem e não teve sucesso? e até mesmo ?Opa! Vamos fazer aquele sonhado Upgrade!!!?. Sonhos realizados e problemas resolvidos, seguimos nosso caminho, cada dia é único, NUNCA (EU DISSE NUUUNNNNCCCAAA FICA CHATO).
O que faz um Luthier?
Penso que você não acorda num belo dia ensolarado, ou chuvoso e diz:
?Pronto, decidi! Vou tornar-me um Luthier!!!?
Nããããão!!! Os conflitos internos, as eternas dúvidas, a curiosidade de saber como as coisas funcionam, o desejo de mudar tudo e ?otras cositas mas?, te EMPURRAM para um caminho sem volta, como se você não tivesse mais escolha, a profissão te escolheu, já era!!! Cada serviço, torna-se um desafio, cada problema ou cada sonho do cliente, passa a ser seu, às vezes as coisas não saem como planejado, ?Droga, que M*?, não há tempo para lamentações, há um outro sonho ou problema cruzando a porta da luthieria. Juntamos os cacos, arquivamos os conhecimentos e habilidades adquiridos no serviço anterior e seguimos o baile.